Latino-Americanas

S c r o l l D o w n

Latino-Americanas

Salsa

Salsa, uma palavra espanhola que significa literalmente “tempero” ou “mistura”, é também o nome de uma dança que, com origens em Cuba, tem ainda influências de vários outros países e danças. Uma mistura de estilos, géneros e passos que fazem desta “salsa” uma verdadeira delícia!

Merengue

Bastante popular em vários países latinos tais como Porto Rico, Haiti, Venezuela, Colômbia e é a dança nacional dominicana. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados, com vocalistas divertidos. Entre 1838 a 1849, a dança chamada Upa Habanera (Upa de Havana) fez seu caminho no Caribe sendo bem-vinda em Porto Rico. Um dos passos desta dança era chamado de merengue e isso denominou a dança quando aportou em solos dominicanos. A dança é muito alegre e contagiante, com passos fáceis que permitem a cada dançarino se expressar através de seu gingado, podendo também ser dançada por um casal.

Bachata

A bachata é um ritmo musical e uma dança originários nas favelas da República Dominicana na década de 60. Considera-se um híbrido do bolero (sobre tudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais como por exemplo o cha-cha-cha e o tango.

O chamado Bolero ritmo latino-americano, nos anos 30 até aos anos 50 faziam as delicias do povo dominicano, e, com esta influência, nasceu a Bachata nos finais da década de 50, no entanto, apenas nos anos 80 teve o seu reconhecimento e foi lançada mundialmente a fim de aumentar o turismo na ilha. Com a ajuda de cantores que se popularizaram, tais como Juan Luis Guerra e Victor Victor na década de 90, e Luís Días nos anos 80, trouxeram uma nova expressão musica.

Chachacha

O chá-chá-chá foi introduzido em Cuba pelo compositor e violinista Enrique Jorrín, em 1953. O cha-cha-cha começa na quarta batida da medida 4/4. Onomatopeico, derivado do som ritmado do güiro e dos pés dos dançarinos ao arrastá-los no chão O estilo se tornou independente, com características próprias de música e dança.

O moderno estilo de dança do cha-cha-chá deriva de estudos feitos pelo professor de dança Monsieur Pierre (Pierre Zurcher-Margolle), partner de Doris Lavelle. Pierre, vindo de Londres, visitou méxico em 1952, buscando formas de danças mexicanas características da época. Ele notou que havia uma nova dança cujo ritmo se desenvolvia sobre 4 batidas, mas com uma parada não na primeira, e sim na segunda batida. Ele levou a idéia para a Inglaterra e eventualmente criou o que se tornou conhecido como a dança de salão cha-cha-cha.  (fonte:Wikipédia)

 


Horário:

Iniciados 0 – Segunda .20h00
Iniciados I – Quarta 20h00
Iniciados II – Quarta .21h30
Intermédios 2 – Segunda .21h30

 

Copyright © 2017 Apolo Braga - Academia de Dança